Um princípio de rebelião foi registrado na noite de terça-feira, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria, na BR-158. Pelo menos seis internos tiveram envolvimento na ocorrência. Um jovem de 16 anos teria participado de uma audiência, na tarde do mesmo dia, onde teria sido citado a possibilidade dele ser transferido. Conforme a assessoria da Fundação de Assistência Sócio-Educativa (Fase), a confusão, por volta das 21h, teria sido em função do descontentamento do adolescente.
Durante a noite, ele teria pedido para ir ao banheiro e não voltou. Nesse momento, ele teria colocado fogo em colchões e travesseiros. Ele ainda teria quebrado uma TV e lâmpadas. Outros cinco jovens da mesma ala também participaram da confusão. Dos 16 internos da ala, seis tiveram envolvimento na confusão.
Policiais do BOE e o Corpo de Bombeiros foram acionados. As chamas foram controladas logo em seguida. Quatro funcionários do Case chegaram a ser internados no Hospital de Caridade e foram liberados na manhã desta quarta-feira. Os envolvidos na confusão foram para o atendimento especial até que seja definido se serão transferidos ou não.
O jovem que começou o princípio de rebelião foi encaminhado para a delegacia para prestar depoimento ainda na noite da terça-feira.